Um projecto educativo baseado num conto e em
7 erres.
Caro educador.
O projeto escola zero é na realidade um conteúdo programático, para uso em sala de aula, destinado a alunos entre os 10 e os 15 anos. A sua estrutura tem por base um conto: “Os Unanos”, do qual derivam 7 atividades distintas, cada uma delas dedicada a um dos 7 R da sustentabilidade.
Aqui vai poder encontrar a metodologia, as abordagens complementares e a forma de implementação.
Teremos o futuro que escolhermos no presente.
É fundamental educar uma nova geração de consumidores. Uma geração mais consciente, mais equilibrada e sobretudo menos consumista.
Obrigado por fazer parte.
Conheça a estória dos Unanos.
Os Unanos são, de todos os animais que habitam a terra, os mais inteligentes.
Porém, e apesar de respirarem do mesmo ar e beberem da mesma água que todos os outros animais, não entendem o conceito de “partilhar”.
Os animais que não sabiam partilhar.
O primeiro passo do projecto educativo Ambilital Zero, passa por explorar a estória dos Unanos, a que se seguem 7 atividades dedicadas aos 7 R da sustentabilidade. A leitura da estória culmina com um pequeno exercício.
Objetivo:
Nenhuma das atividades que se seguem devem ser desenvolvidas sem que esta estória seja explorada pelos alunos.
Quanto custa
uma lata de
refrigerante?
Objetivo:
FICHA 2
Os leões
riam-se dos
Unanos.
Objetivo:
FICHA 3
Os macacos
não bebem
café!
Objetivo:
FICHA 4
A revolta
dos burros.
Os burros sabiam que os Unanos utilizavam o seu nome como uma forma de insulto entre si. Isto degradava-os porque achavam que era injusto. Afinal não eram eles que não reciclavam o seu próprio lixo.
Objetivo:
FICHA 5
O mistério da
roupa gratuita.
A roupa para os Unanos, não era exatamente gratuita, mas parecia. Compravam tanta, que chegavam a ter roupa guardada que nunca usaram. Era algo próximo da loucura e de facto os outros animais perguntavam-se da sanidade os Unanos.
Objetivo:
FICHA 6
A zebra que
sabia reparar
telemóveis.
Houve tempos em que os Unanos reparavam as “coisas” que se estragavam. Havia mesmo Unanos que tinham como profissão reparar as coisas que se estragavam. Hoje não. O que se estraga é simplesmente substituído por algo novo.
Objetivo:
FICHA 7
Será o solo
um ser vivo?
As hienas sabiam que sim. Tinham aliás muita preocupação com o estado de saúde deste. É que sem solo, não havia erva e sem erva não haviam gazelas.
Os Unanos… bem, os Unanos não se preocupam com nada mais do que eles próprios.
Objetivo:
Monte Novo dos Modernos
7565 – 255 Ermidas – Sado
(+351) 269 508 030
info@ambilitalzero.pt