A sua

escola é

um ZERO

Este não é o desafio Zero para as escolas. Este é o desafio zero para os alunos.

A sua

escola é um ZERO

Este não é o desafio Zero para as escolas. Este é o desafio zero para os alunos.

Um projecto educativo baseado num conto e em 

7 erres.

Caro educador.

O projeto escola zero é na realidade um conteúdo programático, para uso em sala de aula, destinado a alunos entre os 10 e os 15 anos. A sua estrutura tem por base um conto: “Os Unanos”, do qual derivam 7 atividades distintas, cada uma delas dedicada a um dos 7 R da sustentabilidade.

Aqui vai poder encontrar a metodologia, as abordagens complementares e a forma de implementação.

Teremos o futuro que escolhermos no presente.

É fundamental educar uma nova geração de consumidores. Uma geração mais consciente, mais equilibrada e sobretudo menos consumista.

Obrigado por fazer parte.

Conheça a estória dos Unanos.

Os Unanos são, de todos os animais que habitam a terra, os mais inteligentes.
Porém, e apesar de respirarem do mesmo ar e beberem da mesma água que todos os outros animais, não entendem o conceito de “partilhar”.

Os animais que não sabiam partilhar.

O primeiro passo do projecto educativo Ambilital Zero, passa por explorar a estória dos Unanos, a que se seguem 7 atividades dedicadas aos 7 R da sustentabilidade. A leitura da estória culmina com um pequeno exercício.

Objetivo:

  • Dar contexto às temáticas.
  • Descobrir quem são os Unanos.
  • Desenho, memória e abstração.

Nenhuma das atividades que se seguem devem ser desenvolvidas sem que esta estória seja explorada pelos alunos.

 FICHA 1 

Quanto custa
uma lata de
refrigerante?

Para os Unanos, as latas de refrigerante custavam pouco. Cerca de 1,5€ cada, porque para estes tudo era medido em inheiro. Para os restantes animais, o custo era muito, mesmo muito superior.

O primeiro “R” é REPENSAR!

Objetivo:

  • Entender que os recursos são finitos e que todos os animais dependem dos mesmos para a sua sobrevivência.
  • Estimular a auto identificação de comportamentos.
  • Percecionar as consequências das escolhas nos outros seres vivos.
  • Promover a reflexão.

 FICHA 2 

Os leões
riam-se dos
Unanos.

Os Unanos não tinham caninos longos, nem garras afiadas, nem tão pouco mandíbulas fortes. Eram franzinos, corriam devagar e ficavam cansados rapidamente. Agiam, no entanto, como se fossem grande predadores. Só sabiam comer duas coisas: carne e peixe.

Recusar é o segundo “R”.

Objetivo:

  • Compreender o custo ambiental da alimentação.
  • Percecionar a necessidade de partilha.
  • Entender os malefícios da monocultura.
  • Identificar e conhecer outras fontes de proteína.
  • Promover a diversidade alimentar.

 FICHA 3 

Os macacos
não bebem
café!

Mas se bebessem, claramente não utilizariam doses individuais, embaladas em alumínio e agrupadas em caixas de cartão. É que o macacos, ao contrários dos Unanos, sabem o real custo das “coisas”.

O terceiro “R” é de REDUZIR.

Objetivo:

  • Entender o custo da embalagem e a necessidade de reduzir a sua utilização.
  • Perceber o que são unidoses e embalagens supérfluas.
  • Exercício de pesquisa e seleção de fontes de informação.
  • Raciocínio matemático.
  • Tomar consciência do impacto ambiental e financeiro das suas escolhas.

 FICHA 4 

A revolta
dos burros.

Os burros sabiam que os Unanos utilizavam o seu nome como uma forma de insulto entre si. Isto degradava-os porque achavam que era injusto. Afinal não eram eles que não reciclavam o seu próprio lixo.

A reciclagem é o quarto “R”.

Objetivo:

  • Percecionar a relação custo/benefício da matéria virgem e a matéria reciclada.
  • Entender o conceito de economia circular e sustentabilidade.
  • Testar conhecimentos de separação e equipamentos de deposição.
  • Treinar associação de ideias e escrita.

 FICHA 5 

O mistério da
roupa
gratuita.

A roupa para os Unanos, não era exatamente gratuita, mas parecia. Compravam tanta, que chegavam a ter roupa guardada que nunca usaram. Era algo próximo da loucura e de facto os outros animais perguntavam-se da sanidade os Unanos.

Reutilizar é o quinto “R”.

Objetivo:

  • Entender o conceito de consumo excessivo e as suas consequências em termos de sustentabilidade.
  • Perceber que os recursos não são “nossos”, outros animais dependem deles.
  • Tomar consciência dos recursos usados no que vestimos.
  • Promover a compreensão escrita e representação visual.

 FICHA 6 

A zebra que
sabia reparar
telemóveis.

Houve tempos em que os Unanos reparavam as “coisas” que se estragavam. Havia mesmo Unanos que tinham como profissão reparar as coisas que se estragavam. Hoje não. O que se estraga é simplesmente substituído por algo novo.

Em sexto lugar temos o “R” de REPARAR.

Objetivo:

  • Dar a entender o valor dos recursos e a importância de os utilizar de forma eficiente.
  • Perceber o conceito de desperdício e as suas implicações no ambiente, nos recursos e nos ecossistemas.
  • Aumentar a fluência linguística.
  • Exercitar a concentração, leitura e escrita.

 FICHA 7 

Será o solo
um ser vivo?

As hienas sabiam que sim. Tinham aliás muita preocupação com o estado de saúde deste. É que sem solo, não havia erva e sem erva não haviam gazelas.
Os Unanos… bem, os Unanos não se preocupam com nada mais do que eles próprios.

 

Reintegrar é sétimo e último “R”.

Objetivo:

  • Explorar o conceito de compostagem, biorresíduos e circularidade.
  • Observar e compreender os processos biológicos da decomposição orgânica.
  • Acompanhar o processo circular da natureza e compreender como o podemos imitar.
  • Aumentar o contacto com a terra e pequenos seres vivos.